O que é o PET?

O PET constitui-se em programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de Graduação das Instituições de Ensino Superior do País.
Fundado em 1984, junto ao Centro de Ciências Jurídicas da UFSC o PET Direito, inserido, como todos os outros, no modelo padrão, nasceu com o objetivo central de contribuir para elevar a qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, estimular o espírito crítico e a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação científica, tecnológica e acadêmica, e tem uma longa história centrada no pilar do “ensino”, com ênfase na formação acadêmica individual. Poderíamos então referir este modelo decenário sob a sigla de PET-estudante, que comportava um perfil de PET efetivamente Tutorial.
Este modelo foi paulatinamente se deslocando para caminhar ao encontro da pesquisa e, depois, da extensão, até chegar a um formato mais ambicioso. Desde 2005, o PET passou, normativamente, a se orientar “pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenção”, ampliando seus objetivos originários: para além daqueles citados, deve desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; bem como estimular a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior e, inclusive, formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no País.
Do PET-estudante ao PET-pesquisador e militante, engajado tanto na otimização dos cursos de graduação, quanto na construção social da cidadania, temos o rosto de um PET acadêmico-militante, mais institucionalizado e exigente, que reflete a travessia de um PET formador teórico focado no sujeito e na profissão acadêmica individual, a um PET formador teórico-militante, focado tanto no sujeito individual, quanto comprometido com o contexto e os rumos da Graduação, da Universidade e da comunidade.