
Os direitos linguísticos das comunidades surdas, especialmente das pessoas que utilizam a Libras – Língua Brasileira de Sinais, no acesso ao Poder Judiciário é um tema que merece atenção e reflexão. Nesse sentido, o Programa de Extensão TILSJUR – Tradutores e intérpretes de línguas de sinais na esfera jurídica do Departamento de Língua de Sinais Brasileira e o PET Direito, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciaram uma parceria para desenvolver atividades de extensão.
Essa extensão conjunta surgiu de uma demanda da população surda da UFSC relacionada à dificuldade do acesso à justiça por pessoas surdas, de forma que o que era apenas um conjunto de reuniões se tornou uma parceria de formação continuada. O objetivo principal das atividades desenvolvidas em conjunto (minicursos, rodas de conversa, oficinas, entre outras) é aproximar estudantes do curso de Direito e estudantes dos cursos de Letras-Libras, bem como comunidades de tradutores e intérpretes e comunidades surdas interessadas nas demandas e no acesso da pessoa surda ao Judiciário. Esta iniciativa marca um importante diálogo entre os campos de Direito e Estudos da Tradução.
Como outros objetivos importantes, temos também o desenvolvimento de uma discussão ampliada sobre os direitos particulares da população surda, que trate da comunicação das pessoas surdas com o Poder Judiciário e da necessária tradução de termos jurídicos para LIBRAS. Com essa parceria, esperamos não só aprender com o Tilsjur e contribuir com o que for possível, mas também levar o conhecimento acumulado para o curso de Direito da UFSC.